
Marrazes Sporting Clube
Embora a data de fundação do Marrazes esteja referenciada em 1936, há registos nos jornais da época de jogos de futebol efectuados nos Marrazes nos já longínquos anos 20 pelo Marrazes Sporting Club.
Embora a data de fundação do Marrazes esteja referenciada em 1936, há registos nos jornais da época de jogos de futebol efectuados nos Marrazes nos já longínquos anos 20 pelo Marrazes Sporting Club.
No “Leiria Desportiva”, de 23 Outubro, lê-se que a cidade de Leiria não possui um campo de jogos e “...em compensação, Marrazes, uma pequena aldeia, possui um belíssimo campo...” (o do Marrazes Sporting Club).
Em 1936 surge o Marrazes Sport Clube, fruto da junção de alguns grupos existentes na altura, nomeadamente a Associação Desportiva “A Floresta”, “Os Quartafeiristas” e ainda um clube que se dedicava ao futebol infantil o Vitória Futebol Clube.
Foi neste ano que o clube se inscreveu na Associação de Futebol de Leiria, sendo, na altura, o único representante de Leiria
O Clube ascende pela 1ª vez à III Divisão Nacional, tendo-se classificado em 5º lugar na sua série.
Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária, em 26 de Abril de 1952, os sócios deliberaram promover a filiação do Clube no Futebol Clube do Porto e alterar a designação para Futebol Clube de Marrazes.
Em 29 de Janeiro de 1964, em Assembleia Geral, foi deliberado alterar a denominação do Clube para SPORT CLUBE LEIRIA E MARRAZES
A 8 de Dezembro de 1969 é Inaugurado o Parque de Jogos do S.C.L.Marrazes, sonho antigo dos associados e fruto da mobilização geral de toda a população da freguesia, o campo de futebol é construido simbolizando o empenho, dedicação e amor clubistico de todos aqueles que se envolveram no projecto.
Ano 1977, mais um momento marcante na vida deste mitico clube, ainda na memória de muitos relembra o jogo decisivo entre o Sport Clube Leirian e Marrazes vs Sporting Clube Campomaiorense. Com uma contudente vitória por 3-0, estava garantida a subida à 2ª Divisão Nacional.
Rui Patrício, iniciou a sua carreira de jogador no Sport Clube Leiria e Marrazes, tendo-se transferido para o Sporting Clube de Portugal no ano de 2000.
O Sport Clube Leiria e Marrazes recebeu na III Gala Futebol Distrital em 2010, organizada pela Associação de Futebol de Leiria a distinção de destaque no âmbito da Formação. A decisão de atribuição esteve na origem de uma avaliação composta por uma comissão de jornalistas do distrito que analisaram e votaram no trabalho realizado por todos os clubes.